Tradutor

17 de setembro de 2012

Processo Terapêutico


O atendimento psicoterapêutico oferecido pela Psicoterapia Científica Existencialista consiste numa série de sessões de conversações de um profissional com pessoa que busca seus serviços terapêuticos em consultório. Cuida-se de um processo de mediação técnico-científica para benefícios ao sujeito das dificuldades ou padecimentos levados a trabalho, proporcionando-lhe condições psicofísicas de mediar-se de maneira viabilizadora do seu desejo fundamental de ser e do seu projeto existencial, na vida de relações que lhe é dada no cotidiano. Pode ficar restrito a uma situação de dificuldades presentes e ocasionais (terapia breve) ou precisar avançar até a constituição da personalidade, ao curso da primeira e segunda infância, conforme compreensão científica estabelecida para cada caso.

Assim, a Psicoterapia Científica Existencialista alcança a vida de relações interpessoais em todos os seus perfis ou em quantos deles necessário for trabalhar para superação das dificuldades psicológicas ou padecimentos trazidos a consultório. Conforme necessidade científica, estende-se até situações: profissionais ou de trabalho; das relações amorosas e, dependendo do caso, inclusive sexuais; das relações de ensino/aprendizagem na escola ou no interior da família; do desenvolvimento da personalidade (Psicoterapia Infantil); de dificuldades, complicações ou padecimentos de adolescência (Psicoterapia da adolescência); de dificuldades com a definição sexual e/ou amorosa (Psicoterapia das relações amorosas); dificuldades de aprendizagem ou socialização na criança ou no adolescente; de envolvimento com drogas e álcool; em resumo: das desorientações existenciais de toda ordem, objetivadas na vida de relações por suas múltiplas facetas, traduzidas em padecimentos afetivos e emocionais, quer dizer: psicológicos na acepção psicofísica do termo.
    Assim trabalham conhecem e trabalham os profissionais do Consultório Relações, em Florianópolis, e do Consultório Interação, em Blumenau, integrantes atuais do quadro de associados ao NUCA: Estudos e Atividades em Existencialismo. (Nuca.org.br)

Pedro Bertolino (da Silva)
(Pesquisa e redação) 

Nenhum comentário: