Tradutor

20 de setembro de 2012

Verificações Terapêuticas


As verificações de consultório (rastreamento terapêutico) empreendidas pelos profissionais em psicoterapia são restritas: limitadas ao conjunto de ocorrências envolvidas/implicadas pelas dificuldades ou padecimentos das pessoas ou famílias, em cada caso, conforme demarcação científica ao início do processo, dada ao conhecimento dos participantes, por razões técnico-científicas e éticas; pois, a intimidade pessoal do sujeito humano com ele próprio (opacidade psicológica), constitui condição indescartável para sua segurança de ser (confiança psicofísica) nas relações interpessoais em qualquer domínio que se queira. Não se cuida, portanto, de buscar nenhuma verdade última ao fundo do sujeito (como nas metafísicas/filosofias de recurso ao infinito) nem a transparência final das intimidades pessoais ou familiares, para além daquelas que sejam constitutivas do fenômeno por considerar. 

Resumindo: - As verificações terapêuticas são definidas e estabelecidas por necessidade científica em cada caso e restritas ao âmbito do problema por cuidar em consultório. Tudo ao abrigo do sigilo profissional e das reservas éticas estabelecidas para o exercício da profissão de psicólogo.

Assim conhecem e atuam os profissionais do Consultório Relações, em Florianópolis, e do Consultório Interação, em Blumenau, na condição de integrantes do atual quadro de associados ao NUCA: Estudos e Atividades em Existencialismo (Nuca.org.br) 

Pedro Bertolino (da Silva)
(Pesquisa e redação) 

Nenhum comentário: