Tradutor

17 de setembro de 2012

Psicoterapia Infantil (Atendimento de consultório a crianças)


     A expressão "Psicoterapia infantil" é um desvio de linguagem ou metáfora que se busca em "Psicoterapia de Adultos. " Com efeito, o suporte teórico-metodológico para ambos os casos é o mesmo. Porém, há diferenças de estratégia que precisam ser esclarecidas ou especificadas, evitando inconveniências. No caso de atendimento a crianças no curso de primeira e segunda infâncias (até 12 anos), não há razões éticas ou técnico-científicas para sessões individuais de consultório, na ausência ou sem participação dos pais: - até, aliás, pelo contrário.
     Nada pode estar ocorrendo com o desenvolvimento da personalidade de uma criança que não possa ou, muito menos, não deva ser de conhecimento pleno dos seus pais ou adultos de responsabilidade sociológica: garantido o sigilo profissional e a reserva ética para âmbitos familiares, conforme cada caso. Além disto, os benefícios do atendimento precisam chegar à criança e consolidar-se no cotidiano do sociológico familiar da mesma, com os pais na condição de titulares inalienáveis da Educação e da formação da personalidade de seus filhos, por razões legais, éticas e científicas.
       Assim conhecem e atuam os profissionais do Consultório Relações, em Florianópolis, e do Consultório Interação, em Blumenau, na condição de integrantes do atual quadro de associados ao NUCA: Estudos e Atividades em Existencialismo (Nuca.org.br)

Pedro Bertolino (da Silva)
(Pesquisa e redação) 

Nenhum comentário: