Tradutor

4 de agosto de 2010

A nudez de Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir, nasceu em Paris, França, em 09 de Janeiro de 1908 e morreu na mesma Paris, em 14 de abril de 1986. Considerada uma das maiores intelectuais do Século XX, ao lado de Jean-Paul Sartre, Simone escreveu dezenas de obras, dentre elas o ensaio "O segundo sexo", obra fundamental que mudou definitivamente a condição da mulher na atualidade.

Filósofa existencialista, militante política, romancista, companheira de vida intelectual e amorosa de Sartre, Simone, num momento de abertura da relação viveu uma paixão amorosa por Nelson Algren, escritor americano, da qual nunca fez segredo. Em 2006, no livro "Tete a tete", Razel Howley traz a público a foto de Simone de Beauvoir nua. A referida foto foi tirada em Chicago, em 1952 quando Simone, aos 44 anos, foi flagrada pelo fotógrafo Art Shay, que levara Simone de Beauvoir a casa de um amigo. Shay relata que “Ela havia tomado o seu banho. Depois, enquanto ela se arrumava na pia, tive um súbito impulso. Ela sabia que eu a havia fotografado, porque ouviu o clique da minha confiável Leika Model F. “Homem travesso”, disse ela". Shay era amigo de Nelson Algren e jamais usou a foto para promover-se.

A foto de Simone nua criou polêmica quando veio a público: defensores, críticos, desafetos, afetos, escreveram sobre a imagem que percorreu mundo, especialmente na internet. Não se trata de um ensaio erótico: sua fotografia não foi algo de que se valeu em vida, nem para se promover nem para esconder-se. A nudez de Simone não denigre em nada sua vida, nem afeta sua obra, ao contrário: revela a mulher de carne e osso, além da filósofa, escritora, militante, intelectual, viajante, esportista, ... uma mulher bela e surpreendente em todos os aspectos.

Em homenagem à Castor, assim carinhosamente chamada por Sartre, postamos a foto de Art Shay, e o poema de Pedro Bertolino.

...

Beauvoir


Nua como a lua
ela se insinua
até meu ser

Ancas brancas
francas
em seu querer

Coxas redondas
desejos em ondas
chamando prazer

Depois de tudo
corpo desnudo
ainda mulher


Pedro Bertolino.  Florianópolis, 03 de Agosto de 2010

Nenhum comentário: