Tradutor

9 de junho de 2021

Sobre o amor e as dificuldades no relacionamento


 Sobre o amor e as dificuldades no relacionamento


Assim como corações desenhados na areia da praia não aparecem magicamente na beira do mar, o amor é um sentimento que precisa de ações concretas para ser construído.


Todos sabem como inicia: os primeiros olhares, pedem o contato, mandam mensagens, conversam, passeiam, … vão pouco a pouco se conhecendo e se tecendo numa relação. Ou seja, somente com iniciativas é que um relacionamento amoroso passa a existir e, da mesma maneira, só assim se manterá. O desejável é que evolua num crescente, ocorrendo um maior envolvimento entre os dois, com trocas e compartilhamento de suas vidas.


Mas o relacionamento nem sempre evolui tranquilamente, as vezes trava ou complica levando, não raro, ao término. Diversos podem ser os motivos. Muitas vezes há atitudes equivocadas e, por dificuldade, teimosia ou intransigência em mudar, acabam prejudicando a relação. Também ocorre quando o futuro buscado por cada um é diferente, daí por incompatibilidade de projeto e desejo de ser fica difícil caminharem juntos e chegarem aonde desejam.


É bastante comum também casais com futuros compatíveis, querendo seguir juntos, mas que acabam se perdendo no cotidiano, ficando cada um com suas coisas em seu canto, deixando de fazer o que é mais decisivo num relacionamento: o fazer juntos!


Quando houver problemas no relacionamento amoroso, que trazem sofrimento e inseguranças, é possível, num processo de Psicoterapia individual ou com o casal, identificar quais são os impasses bem como o caminho a percorrer para superá-los.



Angelita Dal Piva

Psicóloga e psicoterapeuta


Florianópolis, junho de 2021.

Nenhum comentário: