Tradutor

14 de julho de 2011

Introdução ao Existencialismo Sartreano


O "O ser e o nada" é a obra de Jean-Paul Sartre que inaugura uma nova racionalidade para o homem contemporâneo. Escrita enquanto prisioneiro dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, Sartre faz uma revisão crítica de todo conhecimento ocidental - desde os gregos até, e inclusive, Edmund Husserl e o filósofo do nazismo, Martin Heidegger - colocando a disposição de qualquer pessoa uma compreensão científica da realidade humana, portanto, uma antropologia compatível com o mundo que se impôs após a Revolução Francesa e sua proposta de igualdade, fraternidade e liberdade.      

Devido à complexidade da problemática tratada neste obra, e levando em conta a enorme importância deste tratado para todos que em "Encontros antropológicos: seminários de introdução aprofundada ao Existencialismo Sartreano", o professor Pedro Bertolino - pós-graduado em Antropologia Filosófica - realiza a leitura sistemática de "O ser e o nada" (L'être et le néant) de Jean-Paul Sartre, juntamente com o professor Pelayo, da Universidade Nacional da Bolívia.

É com grande satisfação que o Núcleo Castor compartilha este Encontro, que trata da primeira parte da Introdução: "A idéia de fenômeno".



Caso não tenha o livro, o site do NUCA disponibiliza a "Introdução" de "O Ser e o Nada" em tradução para o espanhol e no original em francês.

Bom Encontro!

Nenhum comentário: