Tradutor

22 de junho de 2011

Rapsódia em Sartre

"(...) Eu ainda não sabia ler, mas já era bastante snobe para exigir livros meus. Meu avô foi ao patife do seu editor e conseguiu de presente Os Contos do poeta Maurice Bouchor, narrativas extraídas do folclore e adaptadas ao gosto da infância por um homem que conservara, dizia ele, olhos de criança. Logo eu quis iniciar as cerimônias de apropriação. Peguei nos dois volumezinhos, cheirei-os, apalpei-os, abri-os negligentemente na "página certa", fazendo-os estalar. Em vão: não tinha a sensação de possuí-los. Tentei sem maior êxito tratá-los como bonecas, acalentá-los, beijá-los, surrá-los. Quase em lágrimas, acabei por depô-los sobre os joelhos de minha mãe. Ela levantou os olhos do trabalho: "O que queres que eu leia? As Fadas?" Perguntei incrédulo: "As Fadas estão aí dentro?"(...)" 
As palavras. Jean-Paul Sartre.
Há 106 anos, em 21 de Junho de 1905, nascia Jean-Paul Charles Aymard Sartre, em Paris. Em sua homenagem compartilhamos um vídeo feito pelo professor, filósofo e escritor Pedro Bertolino, um dos maiores estudiosos de Sartre no mundo.

Nenhum comentário: