Tradutor

3 de novembro de 2008

Ovonovelo: 40 anos do Grupo Universitário de Cinema Amador

Os 40 anos do Grupo de Cinema Universitário (GUCA), responsável pelos primeiros curta-metragens de ficção em Santa Catarina, serão comemorados nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2008, no Cine-clube Nossa Senhora do Desterro e no Museu Victor Meirelles, com uma programação que inclui, além da exibição dos filmes, mesas-redondas com os realizadores.

O GUCA reuniu-se a partir de fins da década de 1960 para produzir curtas-metragens em 16mm nas cidades de Florianópolis e de São José. O grupo tinha por referência a poesia concreta dos irmãos Campos, de Décio Pignatari e todo um repertório visual fornecido por este movimento. Além disso, o existencialismo sartreano e o marxismo também compunham a bagagem cultural e ideológica desses jovens que produziram filmes de ficção e documentário em plena ditadura militar brasileira, questionando a ordem social, a política e os comportamentos vigentes, resultando numa poética fílmica singular.

Dentre os filmes por eles realizados, encontra-se “Novelo” (1968), “No Elevador” e “Nau Fantasma”. Na década de 1970, Nelson dos Santos Machado e Deborah Cardoso Duarte realizariam os filmes “Via-Crucis” (1972) e “Olaria” (1976) que também serão exibidos. Atualmente, estes filmes se encontram praticamente esquecidos. Um dos objetivos desta programação é retomá-los e reabilitá-los no merecido lugar da história do cinema catarinense e nacional.

PROGRAMAÇÃO

04 de novembro de 2008 - terça-feira

20h - Cine-clube Nossa Senhora do Desterro (Centro Integrado de Cultura)
Exibição dos filmes
“Novelo” (1968)
“Via-Crucis” (1972)
“Olaria” (1976)
21h - Cine-clube Nossa Senhora do Desterro
Coquetel de comemoração aos 40 anos do filme “Novelo”

05 de novembro de 2008 – quarta-feira
14h - Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Mesa-redonda: os realizadores (parte 1)
Mediação: Thiago Skárnio (Cinemateca Catarinense)
Ady Vieira Filho
Gilberto Gerlach
Rodrigo de Haro
Raul Caldas Filho

06/11/2008 – quinta-feira
14h - Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Mesa-redonda: os realizadores (parte 2)
Mediação: Gunnar Gerlach (Cine-clube Nossa Senhora do Desterro)
Ady Vieira Filho
Pedro Bertolino
Pedro Paulo Souza

O evento é uma realização conjunta do Grupo Universitário de Cinema Amador, do Museu Victor Meirelles, da Fundação Catarinense de Cultura, do Cine-Clube Nossa Senhora do Desterro, da Cinemateca Catarinense e do 10º Catavídeo – Mostra de vídeos catarinenses. Em Florianópolis, SC, Brasil.

Nenhum comentário: