Tradutor

10 de outubro de 2011

Debatendo "Adoção, casamento e relações homoafetivas" no Conversas Cruzadas


A psicóloga e psicoterapeuta Lara Beatriz Fuck, presidente do Núcleo Castor, foi convidada a participar do debate no programa Conversas Cruzadas da TV Com/SC sobre o polêmico tema acerca do casamento e adoção de crianças em relações homoafetivas.

Em sua participação a psicóloga marcou como que atualmente a realidade antropológica proporciona que haja casamento homoafetivo, bem como adoção homoafetiva. Isto porque, as relações homoafetivas evoluíram de forma que hoje estas relações amorosas possam ser consolidadas nos mesmos termos em que estão estabelecidas as relações heteroafetivas. Assim, as possibilidades de um casal homoafetivo se acertar numa relação amorosa é o mesmo de um casal heteroafeitvo. Lara Beatriz destaca também que a adoção de uma criança por um casal homoafetivo pode ser bem sucedida. O que irá fazer a diferença para uma adoção ser ou não bem sucedida, não será o fato de se tratar de um casal homoafetivo ou heteroafetivo, mas sim, de uma boa estrutura de relação familiar e, conseqüentemente, de uma boa condição psicológica do casal para adotar uma criança.

Lara esclarece ainda que a psicologia existencialista científica pode intervir (nos casos em que a pessoa tiver problemas psicológicos ou emocionais para a relação amorosa e familiar), para o processo da adoção, seja antes, durante ou depois da decisão de adotar uma criança. Nestas situações, a psicologia existencialista científica pode verificar a situação emocional das pessoas envolvidas, e intervir ou orientar para resolver as dificuldades de acordo com o projeto e desejo de ser das mesmas.

Assista aqui o debate completo, ou pelo Canal do Nuca no YouTube!

Parte 1



Parte 2



Nenhum comentário: