Tradutor

2 de agosto de 2011

Seminário "Sartre: Psicanálise Existencial" - Bases Teóricas - Razões Políticas - Educação Sexual

 O Canal do Nuca no YouTube tem o grande prazer em apresentar os "Seminários Jean-Paul Sartre: Psicanálise Existencial". Os vídeos são compostos de trechos selecionados das aulas do "Seminário de Aprofundamento em Psicoterapia Existencialista Científica", do Núcleo Castor, ministradas pelo escritor e professor, pós-graduado em Antropologia Filosófica, Pedro Bertolino, que faz leitura comentada do texto " A Psicanálise Existencial": Tópico I - do Capítulo II da Quarta Parte do livro "O Ser e o Nada" (L'être et le néant), de Jean-Paul Sartre.

Participam dos Seminários profissionais da Psicologia Científica Existencialistade de Florianópolis (Consultório Relações), e Blumenau (Consultório Interação), bem como, sócios do Núcleo Castor.

Estes três vídeos fazem parte da aula realizada dia 09 de Julho de 2011, em Florianópolis, SC. Na primeira vídeo-aula, Pedro Bertolino faz uma apresentação comentada sobre o suporte teórico da Psicologia Existencialista Científica, formulada por Jean-Paul Sartre.



Na segunda vídeo-aula, Bertolino faz  uma contextualização histórica da Psicologia no Brasil, localizando as razões políticas pela qual a obra de Sartre não foi estudada, especialmente a partir de 1964, e faz a introdução ao texto "Psicanálise Existencial" de Sartre, localizando sua ruptura radical com todas as psicologias empíricas ensinadas e praticadas, destacando a importância da Psicologia Existencialista Científica, da Antropologia e Ontologia Sartreana para a consolidação de uma sociedade livre, republicana e humanista. 


 
Na terceira vídeo-aula, o professor Pedro Bertolino elucida como acontece a eleição do Projeto e Desejo Fundamental de uma pessoa, demarcando a problemática do Desejo, Prazer e Projeto e como estes são aprendidos, aprofundando a reflexão para a problemática da aprendizagem da sexualidade infantil.



Assista, aprenda, participe!

Nenhum comentário: