Tradutor

21 de julho de 2011

Conversas Científicas - RAÍZES DA PSIQUIATRIZAÇÃO DA ESCOLA

É com prazer que o Núcleo Castor apresenta mais um "Encontro Antropológico: Conversas Científicas". Neste Encontro, o escritor e professor universitário, pós-graduado em Antropologia Filosófica, Pedro Bertolino, convidou a psicóloga, psicoterapeuta e professora Lara Beatriz Fuck, para falar de seus estudos no mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, cuja dissertação versou sobre o tema "Raízes da psiquiatrização da escola: aspectos da mitomania", defendido em Dezembro de 2010 e gentilmente disponibilizado pela autora no site do NUCA.

Em sua pesquisa, Lara enfocou "como ocorreu a apropriação pelos médicos higienistas brasileiros dos primeiros vinte anos do século XX, da doutrina de mitomania formulada por Dr. Ernest Dupré e sua aplicação à Educação aos moldes de G.L. Duprat, localizando como a psiquiatrização da Educação  Brasileira veio por desdobramento do processo geral de psiquiatrização da sociedade do final do século XIX na Europa."

Durante este Encontro, Lara e Pedro conversam sobre as razões que levaram a psicóloga a se voltar para a Educação e se debruçar mais especificamente sobre tal temática, assim como das várias implicações do processo de psiquiatrização da Educação no Brasil, desde suas raízes até a atualidade. 

Participe desta conversa!

Nenhum comentário: