Tradutor

18 de julho de 2008

Respostas às perguntas


Os fenômenos espirituais não comportam nem investigação nem compreensão científica
: eles se estabelecem ou se sustentam por Revelações Divinas e se expressam como Doutrinas Religiosas ou Morais, que jamais foram ou serão Teorias Científicas. Portanto, não há Leis Científicas controlando fenômenos espirituais, uma vez que eles prescindem da materialidade com suas regularidades.

As ditas ou chamadas "Ciências Humanas" são especulações filosóficas, conceituais ou racionais, que se estabelecem por evidências apenasmente lógicas: portanto, não se remetem a regularidades empíricas (evidências experimentais) e não se valem de Leis Científicas, garantindo-se por interpretações de discursos (hermenêutica).

As psicologias especulativas, portanto filosóficas, portanto mentalistas, também não podem valer-se de Leis Científicas: inscrevem-se no conjunto das ditas Ciências Humanas e padecem das limitações que são próprias das mesmas; sustentando-se por interpretações e coerências meramente lógicas.

A Psicologia Existencialista Científica não é uma das ditas ciências humanas, como as demais, e se vale de Leis Científicas: uma vez que esclarece a personalidade humana e os fenômenos que lhe concernem a partir das ocorrências Sócio-antropológicas, que se oferecem como evidências empíricas constituindo fenômenos do mesmo tipo que os estudados pelas Ciências Experimentais.

Noutros termos: a Psicologia Existencialista Científica trabalha conforme o método das ciências experimentais e, como estas, vale-se de Leis Científicas (conforme a definição dada), na investigação e na intervenção ou, se preferem, na teoria e na prática.

Mais esclarecimentos podem ser encontrados na página do Nuca (
http://www.nuca.org.br/), mormente nos modelos científicos referentes aos "Sistemas de Racionalidades".

Pedro Bertolino

Em Florianópolis, inverno de 2008

Nenhum comentário: