Tradutor

4 de junho de 2008

A vida é gasta alternadamente em perpetuar-se e em ultrapassar-se




Já vimos que a minha liberdade exige, para se realizar, desembocar num futuro aberto: são os outros homens que me abrem o futuro, são eles que, constituindo o mundo de amanhã, definem meu futuro. Mas se, ao invés de me permitirem participar desse movimento construtor, obrigam-me a consumir em vão minha transcendência, se me mantém abaixo do nível que conquistaram e a partir do qual se efetuarão as novas conquistas, então eles me cortam o futuro, transformam-me em coisa. A vida é gasta alternadamente em perpetuar-se e em ultrapassar-se. Se ela apenas se mantém, então viver é tão-somente não morrer e a existência humana não se distingue de uma vegetação absurda. Uma vida se justifica apenas se seu esforço para perpetuar-se está integrado em sua superação e se essa superação não tem outros limites além daqueles que se coloca o próprio sujeito.

Simone de Beauvoir - Moral da ambiguidade
(Editora Paz e Terra, RJ. 1970. Pags 70-71)

Nenhum comentário: